quinta-feira, 13 de junho de 2013

Portel: Apreensão evita comércio de quase 15 mil m³ de madeira

A apreensão aconteceu durante a madrugada desta terça-feira e envolveu homens da Sema e IBAMA que atuam na região do Marajó a cerca de dois meses. A graves denúncias de exploração ilegal e comércio clandestino de madeiras nobres da cidade originou a operação que até o momento já apreendeu mais de cinco balsas repletas de madeira. Apesar do trabalho das equipes, o histórico de abandono e a falta de representação desses órgãos na região, facilita a prática ilegal.
Na região é comum a presença de madeireiras e o transporte em balsa de toras ou madeira cerrada / Foto: Karina Pinto 

Cidade litorânea e com fasta área de floresta, Portel é um dos municípios que mais sofre com a falta de fiscalização. Parte de seu território está protegido após a criação da Reserva de Caxiuanã, mas a maior parte do município está isolada e longe dos olhos do IBAMA e Sema. Recentemente uma onda de invasões de madeireiras localizadas na transamazônica têm intensificado ainda mais o problema, limítrofe dos municípios de Porto de Moz, Senador José Porfírio e Pacajá, a cidade tem enfrentado conflitos por terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDENÇÃO (PA); PEDIDO DE AJUDA URGENTE

Vandaila Torres Caitano, de 67 anos, está internada e precisa fazer um exame de tomografia e a família não tem condições financeira...