Teve início nesta sexta-feira (5) e segue até o próximo dia 13 o segundo e último simulado para verificar as funcionalidades dos componentes dos sistemas eleitorais (softwares e hardwares) antes das eleições de 5 de outubro.
O simulado será realizado em todas as zonas eleitorais do país, com a participação dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“O segundo simulado visa fazer um grande ensaio geral para as eleições. Serão testados os sistemas de preparação da eleição, de geração de mídia, a urna eletrônica e os sistemas de totalização e divulgação de resultados”, informa José de Melo Cruz, coordenador de Sistemas Eleitorais da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE.
Segundo o coordenador “é um ensaio geral, no qual todas as pessoas que participam das eleições estarão envolvidas”.
De acordo com o TSE, os sistemas eleitorais passam por diversos testes durante o ano, seja ano de eleição ou não. Sempre que uma nova versão de software para determinada parte do sistema eleitoral é desenvolvida pela STI, ela é exaustivamente testada pela Fábrica de Testes (Fates/STI).
(DOL com informações do TSE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário